“É a mente que constrói o corpo forte e radiante ou que o faz definhar em pele e osso”.
Para funcionar com sua capacidade máxima, o cérebro requer certas vitaminas. Embora o melhor seja obtê-las nos alimentos consumidos, é possível também encontrá-las na forma de suplementos, caso sua dieta não ofereça quantidades suficientes desses nutrientes. Eis uma lista das vitaminas essenciais para a saúde duradoura do cérebro:
Vitamina A – Ajuda a proteger as células cerebrais dos radicais livres e melhora a circulação na corrente sanguínea e, por consequência no cérebro.
Vitamina B12 – Auxilia na produção de DNA e na síntese de ácidos graxos.
Vitamina B6 – Ajuda a converter o açúcar em glicose, que o cérebro usa como combustível. Pode também melhorar a memória e prevenir doenças do coração.
Vitamina B1 – Auxilia na produção da serotonina, substância química que regula o humor, a digestão, a aprendizagem e a memória.
Vitamina B9 – Ajuda no fluxo sanguíneo cerebral. Estudos sugerem que suplementos diários de B9, também conhecido como ácido fólico, podem reduzir a probabilidade de certos problemas psiquiátricos relacionados com a idade avançada, incluindo a demência.
Vitamina C – Elemento chave na criação de neurotransmissores, além de ajudar a prevenir a doença de Alzheimer.
Vitamina E – Restaura os receptores de neurotransmissores danificados, ajudando a evitar a deterioração do cérebro pelo envelhecimento. Administrada em combinação com o selênio, pode melhorar o humor como um todo e a função cognitiva dos idosos, além de prevenir ou retardar a progressão da doença de Alzheimer.