Saiba Mais
Saúde da Mulher
A má alimentação, o estresse e o sedentarismo, tão comuns nos dias de hoje, são fatores que afetam a saúde. Um padrão alimentar equilibrado pode proporcionar mais energia e disposição para o dia-a-dia, fortalecer o sistema imune, e colaborar para saúde física e emocional. Portanto, uma alimentação saudável e que atenda às necessidades de cada fase da vida, levando em consideração as mudanças hormonais durante a idade adulta, é fundamental para a boa saúde da mulher.


Os principais focos de atenção a saúde da mulher:
- Tensão pré-menstrual;
- Desejo de engravidar;
- Endometriose;
- Síndrome do ovário policístico;
- Candidiase de repetição;
- Infecção urinária;
- Constipação;
- Regulação hormonal ;
- Menopausa;
- Cuidado com cabelos, unhas e pele.
O complexo universo feminino e a importância da boa nutrição.
Tensão pré-menstrual (TPM)
Tensão pré-menstrual (TPM) é caracterizada por um conjunto de sintomas físicos, emocionais e comportamentais, que se iniciam na semana anterior à menstruação e que aliviam com o inicio do fluxo menstrual.
No período pré-menstrual ocorre aumento do apetite, principalmente por alimentos ricos em açúcar e gorduras, isso ocorre devido a elevada produção hormonal nesse período.
Existem algumas estratégias nutricionais para “tapear” a vontade por doces e evitar assim o ganho de peso nessa fase.
No período pré-menstrual ocorre aumento do apetite, principalmente por alimentos ricos em açúcar e gorduras, isso ocorre devido a elevada produção hormonal nesse período.
Existem algumas estratégias nutricionais para “tapear” a vontade por doces e evitar assim o ganho de peso nessa fase.
Endometriose
Você sabia que a endometriose afeta cerca de 10 a 15% das mulheres em idade reprodutiva? e que para muitas dessas mulheres esse quadro está associada com a infertilidade?
O tratamento para endometriose é médico, mas durante o tratamento médico, a alimentação pode ser um coadjuvante.
Muitas mulheres apresentam dietas pobres e inadequadas em vitaminas, minerais, fibras, proteínas ou outros compostos bioativos.
Normalizar o peso, evitando os extremos (magreza e obesidade) é muito benéfico, já que o tecido adiposo tem participação na produção de hormônios femininos, podendo desregular o sistema hormonal e endócrino.
Síndrome do Ovário Policístico
É um distúrbio endocrino-ginecológico que causa um aumento no tamanho dos ovários, com pequenos cistos em sua parte externa.
Os principais síntomas são: Irregularidade menstrual, excesso de pelos, alopecia, acne, fadiga, obesidade, alterações hormonais e no metabolismo da glicose (resistência a insulina e maior risco de diabetes).
O tratamento consiste em: medicamentos (prescritos pelo médico), atividade física, boa alimentação, controle do estresse, ansiedade e sono e em alguns casos uso de suplementos e fitoterápicos.
Fertilidade
O estado nutricional e o estilo de vida podem causar grande influência na fertilidade, tanto feminina quanto masculina.
O conjunto de hábitos e práticas diárias, como elevado consumo alcoólico, tabagismo, sedentarismo e consumo alimentar inadequado, podem afetar a saúde reprodutiva de ambos.
Uma dieta pouco adequada, com baixa ingestão de vitaminas, minerais e antioxidantes, está fortemente associada a resultados indesejados para a fertilidade.
A adequação alimentar deve ser feita após avaliação da necessidade nutricional e a dieta adaptada para cada necessidade.
Menopausa
A menopausa é o processo biológico natural em que a menstruação cessa por 12 meses consecutivos sem causa biológica ou fisiológica diagnosticada.
É o estágio na vida da mulher, que se caracteriza pelo fim do período fértil e falência dos ovários e consequentemente, a produção de estrógeno e progesterona é comprometida.
Ela ocorre por volta dos 51 anos nas mulheres ocidentais, podendo variar de 40 a 60 anos, dependendo de fatores genéticos e do estilo de vida.
Mulheres fumantes podem entrar na menopausa 2 anos antes do que mulheres não fumantes.
Na menopausa ocorre alterações no metabolismo hormonal, principalmente dos hormônios sexuais.
O tratamento nutricional consiste em reduzir a sintomatologia e prevenir futuras doenças crônicas – como doenças cardiovasculares e obesidade.
